Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-includes/functions.php on line 6121

Warning: Undefined array key "scheme" in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-content/plugins/seo-by-rank-math/includes/frontend/paper/class-paper.php on line 446

Warning: Undefined array key "host" in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-content/plugins/seo-by-rank-math/includes/frontend/paper/class-paper.php on line 446
III Jornada Sul Fluminense de Geriatria e Gerontologia promove diálogo sobre envelhecimento ativo e humanizado

III Jornada Sul Fluminense de Geriatria e Gerontologia promove diálogo sobre envelhecimento ativo e humanizado

Geriatria e Gerontologia

A III Jornada Sul Fluminense de Geriatria e Gerontologia se consolidou como um dos principais eventos científicos da região dedicados à saúde da pessoa idosa. O encontro reuniu no Auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, especialistas, profissionais da saúde, estudantes e gestores públicos com o propósito de discutir desafios, avanços e estratégias no cuidado com o envelhecimento. Com uma programação diversificada, foram abordados temas como demências, envelhecimento ativo e políticas públicas, fortalecendo a rede de atenção voltada ao idoso no Sul Fluminense. 

A reitora do UniFOA, professora Ivanete Oliveira, destacou a satisfação em receber a Jornada no Centro Universitário. “Eu fico aqui duplamente satisfeita. Primeiro porque sei que o UniFOA desenvolve diversas atividades voltadas para o idoso há décadas. É a concretização de um sonho ver pessoas reunidas com o mesmo objetivo: discutir o envelhecimento digno e saudável. E, segundo, porque sou gerontóloga de formação e me sinto prestigiada em participar de um evento como esse”, afirmou. 

Durante sua fala, a reitora ressaltou ainda a importância das relações humanas no processo de envelhecimento. “O envelhecimento não é apenas biológico ou cronológico. Ele é cultural e social. Relações de acolhimento e vínculos humanizados desaceleram esse processo. Quando o idoso se sente abraçado, representado e parte ativa da sociedade, ele envelhece com dignidade.” 

Para um dos organizadores da III Jornada, o geriatra José Roberto Barros Arantes, o evento representa a união de esforços em prol da saúde do idoso. “A emoção é grande, porque realizamos um encontro em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e com o UniFOA, que forma novos profissionais que, com certeza, transformarão o nosso país. Em Volta Redonda, já desenvolvemos um trabalho diferenciado, que vai além da área médica e envolve direitos, lazer e proteção social da pessoa idosa”, ressaltou. 

O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro (SBGG-RJ), Ivan Teixeira, destacou a relevância estratégica da região para o fortalecimento da geriatria e gerontologia. “O papel da sociedade é semear conhecimento, e a universidade é um polo fundamental para isso. O maior desafio ainda é o combate ao idadismo, o preconceito com a idade. Precisamos mostrar que o envelhecimento pode ser saudável e bem-sucedido, sem estar necessariamente associado a doenças”, afirmou. 

A Jornada também foi marcada por depoimentos emocionantes que reforçaram a conexão entre ciência e vivência prática. O médico cirurgião Evandro de Moraes Silva lembrou que saúde e tempo são os maiores patrimônios que o idoso pode ter. “Tenho 65 anos e um filho de 9. O que mais quero é saúde e tempo para acompanhá-lo em suas escolhas. Por isso acredito tanto na importância desse evento, que nos ajuda a refletir sobre o que realmente importa.” 

Entre os momentos mais simbólicos esteve a homenagem a idosos que são sinônimo e exemplo de vitalidade, como Seu Jorge, funcionário da FOA que completou 100 anos de vida. Emocionado, ele celebrou sua trajetória de mais de cinco décadas na instituição. “Fiz 100 anos graças a meu bom Deus. Estou há 53 anos na FOA e só tenho a agradecer. Sempre fui recebido com abraços e amizade, nunca tive um problema aqui. Participar desse encontro, cercado de carinho, me enche de alegria. Todo mundo aqui é meu amigo”, disse com entusiasmo. 

A realização da III Jornada reforça como é importante ter uma sociedade mais inclusiva e atenta às demandas do envelhecimento populacional. Mais do que um espaço de atualização científica, o evento mostra a importância de práticas humanizadas, do fortalecimento das políticas públicas e da valorização da pessoa idosa como protagonista da própria história.

 

  

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas