Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-includes/functions.php on line 6121

Warning: Undefined array key "host" in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-includes/pluggable.php on line 1640

Warning: Undefined array key "host" in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-includes/pluggable.php on line 1642

Warning: Undefined array key "scheme" in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-content/plugins/seo-by-rank-math/includes/frontend/paper/class-paper.php on line 446

Warning: Undefined array key "host" in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-content/plugins/seo-by-rank-math/includes/frontend/paper/class-paper.php on line 446

Warning: Undefined array key "host" in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-includes/canonical.php on line 718

Warning: Undefined array key "scheme" in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-includes/canonical.php on line 752

Warning: Undefined array key "host" in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-includes/canonical.php on line 717

Warning: Undefined array key "host" in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-includes/canonical.php on line 718

Warning: Undefined array key "host" in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-includes/canonical.php on line 728

Warning: Undefined array key "host" in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-includes/canonical.php on line 731

Warning: Undefined array key "scheme" in /usr/local/lsws/unifoa.educa.dev.br/html/wp-includes/canonical.php on line 752
Oficina sobre Competências Digitais é ofertada para docentes

Competências Digitais é tema de oficina para docentes do UniFOA

oficina

Com o objetivo de atualizar os docentes para o retorno às aulas e dentro da programação da 5ª Semana de Formação Continuada do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, foi desenvolvida a oficina ‘Competências Digitais: Articulação da IA e Neuroeducação por Meio de Planejamento Reverso’, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. O evento foi realizado em dois dias, para contemplar todos os professores.

Esta capacitação faz parte das metas do X Programa de Formação Sthem Brasil, que teve a duração de oito meses, sobre processos inovadores que devem ser inseridos nos currículos dos cursos, e que contou com a participação de seis professores do UniFOA: Andre Barbosa, Carolina Hartung, Clarisse Netto, Italo Rodrigues, Koffi Djima Amouzou, Lucimeire Cordeiro e Maria das Graças Lima.

De acordo com o professor Italo Rodrigues, no curso de formação do Consórcio Sthem Brasil foram desenvolvidos sete módulos abrangentes, e que tem em um dos focos a adaptação do currículo às necessidades e características específicas de cada aluno. A partir desses módulos, os professores definiram as oficinas a serem aplicadas na Semana de Formação Continuada, aprimorando todo o planejamento.

Oficina: a Inteligência Artificial no ensino aprendizagem

A ideia desta palestra foi apresentar aos professores o uso de Inteligência Artificial (IA), neste caso o ChatGPT, de modo que a ferramenta possa ser utilizada para complementar o estudo em sala de aula. Durante a oficina, foi mostrado como desenvolver as tarefas pensando nos objetivos de aprendizagem (planejamento reverso) e como isso pode ser diferenciado para os estudantes (Neuroeducação).

Para entender melhor, o planejamento reverso tem como fundamentação a ideia de “começar pelo fim”. Ou seja, o que se pretende que os alunos compreendam ao final da experiência de aprendizagem para, a partir daí, produzir todo o plano da ação pedagógica. A meta é otimizar o que será realizado no contexto acadêmico, visando com que os estudantes se aprofundem e atendam aos objetivos propostos.

“No cenário educacional, as competências digitais se relacionam ao uso da tecnologia para aprimorar a experiência do estudante em seu aprendizado, e a IA ajuda esse complemento: a comunicação nos ambientes virtuais de ensino; a diversificação de possibilidades na produção e divulgação de materiais; a ampliação das fronteiras de classe, e as linguagens (sonora, audiovisual, textual e interativa) na produção de conteúdo tanto de criações de professores quanto de alunos”, explicou Italo.

O desenvolvimento de competências digitais pode potencializar o uso de IA. Por exemplo, um professor pode estabelecer um comando para o ChatGPT e adaptar o mesmo comando para cada um dos estudantes e, deste modo, customizar textos separadamente. A expansão das habilidades e a IA oferecem aos alunos uma visão comprometida com a modernidade, que diversos setores do mercado de trabalho vêm realizando.

Para encerrar, o professor Italo Rodrigues esclarece que a maioria dos discentes aprova o uso da IA: “Isso fica mais destacado quando observamos a pesquisa realizada com os estudantes em que a maioria, cerca de 88%, acredita que a IA deu o suporte necessário para realizar as atividades propostas. Vamos aprimorar cada vez mais”, finalizou.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas